O currículo do curso possui um eixo central - obrigatório para todos os alunos - contendo componentes curriculares considerados essenciais para a formação de um bacharel em Sistemas de Informação. O eixo central perfaz aproximadamente 85% da carga horária mínima do curso. Os componentes curriculares optativos perfazem aproximadamente 15% dos componentes curriculares, dando ao aluno autonomia para projetar esta carga horária de acordo com os seus interesses e aptidões.
Os componentes curriculares optativos são oferecidos através de Áreas de concentração e disciplinas livres.
Áreas de concentração - são estruturadas através de componentes curriculares que especializam algumas áreas de sistemas de informação. Neste curso, além da forte formação que o eixo central fornece em computação, sistemas de informações e engenharia de software, o currículo permite que o aluno opte por componentes curriculares que o especialize em Sistemas Web ou em Informática em Saúde. Estas áreas de concentração foram incluídas, pois foram identificadas como áreas com enorme demanda no mercado de sistemas de informação da atualidade e do futuro.
Disciplinas livres - são disciplinas que têm relação com matérias da computação ou com matérias de formação complementar que não estão organizadas segundo áreas de concentração.