Aproveitamento de estudos de outros cursos e/ou universidades

Todo pedido de aproveitamento de disciplinas cursadas em outros cursos e/ou universidades, deve ser realizado via processo aberto junto ao Centro de Apoio à Graduação do IC (ceag-ic@ufba.br).

Visando dar celeridade ao julgamento dos processos, adicione o documento disponível neste link ao processo.

Neste documento, tem-se uma tabela na qual o aluno deve indicar, claramente, quais disciplinas deseja aproveitar e como.

O aluno que deseja solicitar aproveitamento de disciplinas como obrigatórias (OB) deve apresentar a equivalência pretendida entre disciplinas, informando qual disciplina deseja-se aproveitar como uma disciplina equivalente no BSI (conferir ementário aqui).

Para disciplinas que se deseja aproveitar como optativa (OP), não é preciso informar equivalência.

Para o aproveitamento de disciplina como CH complementar (Comp), também não é preciso informar equivalência, mas só se pode aproveitar uma única disciplina.

Para todas as naturezas (obrigatória, optativa ou complementar) é preciso informar a ementa oficial, fornecida pelo curso, da disciplina cursada que deseja-se aproveitar.